Investimento

Como e Porque investir em Debentures?

Debênture é uma palavra advinda do inglês “debentur”, significa dever ou aquilo que deve ser pago, portanto, um título comprobatório de dívida de quem a emitiu.

E um valor mobiliário emitido apenas pelas Sociedades Anônimas (S/A) através da “Escritura de Emissão” e oferece ao debenturista direitos de crédito contra a sociedade Emissora, amplo amparo legal, proteção acionável através do Agente Fiduciário.

A “Escritura de Emissão” é um instrumento que especifica as condições sob as quais a debênture será emitida, os direitos dos debenturistas e os deveres da Emissora, constando as seguintes condições: montante da emissão, quantidade de títulos e o valor nominal unitário, forma, condições de conversibilidade, espécie, data de emissão, data de vencimento, remuneração, juros, prêmio, cláusula de aquisição facultativa e/ou resgate antecipado facultativo e condições de amortização.

Do ponto de vista do investidor, uma debênture é uma opção de investimento em um título de renda fixa de longo prazo, pois normalmente sua remuneração é superior à dos títulos emitidos pelo Tesouro, sendo uma excelente alternativa de diversificação para aumentar os rendimentos do investidor.

Ao investir em uma debênture, por ser um título de longo prazo, o investidor pode destinar uma parcela dos seus recursos que sabe que não irá necessitar antes do vencimento do título ou nas datas de suas amortizações do principal. Mas deve lembrar-se de que, investindo em uma debênture simples, está investindo em um título de renda fixa, e o imposto de renda é decrescente em função do prazo, atingindo seu patamar mais baixo para vencimentos acima de dois anos.

Fonte: Andima